sábado

Pratyahara - Retração dos Sentidos

É o quinto passo do yoga. O praticante recolhe os seus sentidos para mergulhar na consciência interior. O pratyahara é uma espécie de passagem dos aspectos externos do yoga (yama, niyama, asana e pranayama) para os internos (dharana, dhyana e samadhi). Sua realização é fundamental para que o praticante possa alcançar a meditação, pois, nesse ponto, deve-se perder a noção do corpo físico e do mundo externo. No Mahabharata compara-se o pratyahara a uma tartaruga: "Assim como a tartaruga recolhe os seus membros sob a carapaça, da mesma forma o yogue retrai os sentidos da influência dos objetos externos". Existem 4 formas de pratyahara que possuem métodos específicos.

CONTROLE DA ENERGIA

O controle dos sentidos inclui o controle da energia vital, o prana. Por isso o pranayama é a preparação para o pratyahara.

CONTROLE DOS SENTIDOS

É a parte mais importante do pratyahara, pois estamos tão acostumados a atividades sensoriais que geralmente não conseguimos manter o mínimo controle da mente. É um treino em que conseguimos nos desligar dos nossos sentidos.

CONTROLE DA AÇÃO

Não podemos controlar os órgãos dos sentidos sem aprender a controlar antes os órgãos motores. Para nos desligarmos do mundo exterior, é preciso controlar o movimento do corpo, dos pés, das mãos, da língua.

CONTROLE DA MENTE

A mente é responsável pelo controle dos órgãos do sentido e dos órgãos motores, mas sua atenção é limitada e seletiva. Pratyahara equivale a um estado de consciência em que a mente não é permeável a influências objetivas, supõe sibjetividade completa e fechada.

Trecho do Filme Deus é Brasileiro de cacá Diegues (2002). Em que Deus (Antonio Fagunbes) por alguns instantes entre em estado de pratyáhára, ou seja, abstração dos sentidos externos para não ouvir as baboseiras de taoca (Wagner Moura).

2 comentários:

Ethereal disse...

Quem mora na cidade pode adiquirir Pratyahara? Se sim, como?

Roberto Barão Cabral disse...

Ótimo o exemplo do vídeo!!rss