sábado

Pranayama - Domínio da força vital

"Pranayama consiste em controlar o processo de inspirar e expirar."
Yoga Sutra, II:49

Pranayama (yama = domínio + prana = força vital) significa o controle da energia vital, o prana. Antes de mais nada, é importante entender um conceito fundamental na fisiologia segundo a Yoga.

O prana, ou energia vital, circula pelo corpo através dos nadis, traduzido como "rios de energia". Segundo as antigas escrituras, existem 72000 nadis no nosso corpo. Os três nadis mais importante são os seguinte: sushuma, que passa pelo canal da espinha, dentro da coluna vertebral; ida, que vai do ovário ou testículo esquerdo até a narina direita; e pingala, que passa do ovário ou testículo direito até a narina esquerda. Esses últimos não correm pelo corpo em linha reta - eles serpenteiam e se cruzam sete vezes, formando os chakras, os centros sutis de energia.

O tantrismo descreve sete principais centros de energia, ou centros psicofísicos, no corpo humano. Esses centros são denominados chakras. Os que estão na base referem-se aos aspectos mais densos e materiais. Os mais elevados, são ligados às funções sutis e multidimensionais. Cada chakra é representado por um lótus com um determinado número de pétalas e tem atributos específicos. De uma maneira simplificada, são esses os chakras e seus atributos: muladhara (localiza-se no coccix e corresponde à vida sexual), svadhistana (abaixo do umbigo, vitalidade), manipura (abdomen, emoções), anahata (região cardíaca, sentimento), vishuda (garganta, expressão), ajna (entre as sobrancelhas, poderes psíquicos), sahastara (no topo da cabeça, sabedoria). Por isso, os exercícios de pranayama trabalham o prana, a energia vital, com a respiração controlada pelas narinas.

Os pranayamas ajudam a limpar esses canais para que o prana possa entrar no canal central da coluna, o sushuma. A grande diferença de um exercício de pranayama para um exercício de respiração qualquer é que no pranayama é importante mentalizar a circulação de energia no corpo. Yogananda diz: "Você deve transformar a sua respiração em substância mental". Por isso, é uma técnica utilizada para conseguir maior domínio da mente.
Nadis no corpo

Nenhum comentário: