sábado

Asana - Postura

"A fé é totalmente dispensável. Faça o exercício, comprove os exercícios e então acredite."
Kularnavatantra

Patanjali descreve asana desta forma: "a postura deve ser estável, firme e confortável." Aqui, ele se refere às posturas adequadas à meditação, nas quais o yogue pode dar firmeza e estabilidade ao corpo, reduzindo o esforço físico ao mínimo necessário. A postura de lótus, ou padmasana, em que o praticante fica sentado com as pernas cruzadas e a coluna ereta, é um exemplo. Há uma leve divergência a esse respeito, pois acreditam que os diferentes asanas servem como preparação para a postura de meditação. Outras afirmam que qualquer postura pode, com treino e força de vontade, ser adequada à meditação. Hoje difunde-se mais a idéia de que a prática torna possível o trabalho de tranquilizar a mente até mesmo em posturas aparentemente difíceis e desconfortáveis. Qual a razão de se exercitar em posturas mais complicadas? Elas fazem com que o praticante mergulhe em seu corpo e fique totalmente concentrado nele, o que já é um passo para a meditação. Lembre-se dos Upanishads "comece de onde você está" e do preceito de ahimsa "não violência tambem é respeitar seus próprios limites". Portanto, o asana deve proporcionar condições adequadas para que o yogue entre em estado meditativo.

No Ocidente, muitas vezes costuma-se entender o yoga como uma prática de exercícios, reduzindo o seu significado a um tipo de ginástica. Mas as posturas, criadas em tempos imemoriais, têm um valor muito maior do que se imagina. Na Idade Média, com o desenvolvimento das idéias do tantrismo, o corpo deixa de ser considerado um obstáculo para a evolução, como era visto pelas escolas espiritualistas, e passa a ser um instrumento de auto-realização.

Essa visão de mundo sensorial permitiu uma sistematização e o desenvolvimento dos asana em tratados que continuam evoluindo até hoje e que constituem a linha de Hatha Yoga. O que esse aprimoramento dos asana tem ver com a descrição de Patanjali? Eles buscam o mesmo objetivo. Como explica B.K.S. Iyengar, o asana é um instrumento para atingirmos um grau elevado de consciência pela "inibição das flutuações mentais". Segundo ele, para controlarmos a mente, primeiro precisamos ter o domínio do que é mais palpável, bruto, para atingirmos o que é mais util. Por isso, os yogues fazem asana, que proporciona flexibilidade, força e consciência corporal. Eles treinam o controle da respiração, que é ainda mais sutil, para conseguir alcançar a mente. Onde termina o corpo e onde começa a mente? E onde termina a mente e começa o espírito? Não podemos responder, mas Iyengar explica que corpo, mente e espírito estão inter-relacionados e são aspectos diferentes de uma única consciência. "O corpo não é um obstáculo para a sua libertação espiritual, nem a causa da sua queda, mas um instrumento de aperfeiçoamento", diz.

Surya Namaskar (saudação ao sol)

O surya namaskar, ou saudação ao sol, é a sequência de posturas mais mais conhecidas do yoga. Há algumas variações entre a tradição ou linhagem. Em todas elas, contudo, essa sequência é executada antes das demais asana, pela manhã ou no fim do dia. Fortalece o corpo, estimula as glândulas, aguça a mente e acalma os pensamentos.

Os asanas tornam o corpo do praticante forte e preparado para a disciplina espiritual Muitos ocidentais às vezes pensam que yoga relaxa, Na Índia, porém, não se costuma dizer que o yoga acalma, e sim fortacele. Ou que "acalma pelo fortalecimento", pois, para o hindu, o forte é geralmente sereno e tranquilo - ele não precisa se afirmar como aquele que se sente fraco. Ao trazer saúde para o corpo, o praticante adqquire longevidade e sente mais disposição para a vida espiritual.

Conta-se uma história de 2 trapaceiros. Eles combinaram um golpe no qual um deles ficava em postura fácil (sukasana) para atrair curiosos, enquanto o outro roubava-lhes as carteiras. Quando consegue juntar um bom dinheiro, o trambiqueiro pede ao amigo sentado em meditação, que se levante para irem embora. Este lhe responde: "Pode ir, pois já encontrei o tesouro que buscava".

Nenhum comentário: